O que essa marca tem que transmitir? O que as pessoas devem sentir ao olhar para ela? Sensação de tranquilidade, infantilidade ou seriedade? Essas são as perguntas ideais para começarmos. Por isso vamos dar início a parte 01 desse post falando de psicologia das cores.
Antes de falarmos de psicologia das cores, preciso dar um recado importante: as sensações não serão as mesmas em todos os cantos desse planeta. As culturas são diferentes e as sensações também serão. Ex: na cultura ocidental, o branco transmite sensações de pureza, elegância, paz; as noivas tradicionalmente vestem branco em seus casamentos. Mas em alguns países da Ásia, o branco representa a morte, luto, má sorte e é tradicionalmente usado em funerais.
Por isso é tão importante fazer pesquisas, principalmente quando você pensa em trabalhar com marcas internacionais. Nem sempre o branco vai transmitir pureza ou o preto o luto! Existem inúmeras culturas diferentes e com isso, simbolismos distintos. O primeiro passo é pensar na psicologia das cores para escolher a paleta de cores ideal.
E o que é psicologia das cores? É um estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. Simples assim!
Preto e branco são cores?
Pelas leis da Física, o preto e o branco não são cores, mas são percebidos pelos nossos olhos como qualquer outra cor. O preto na verdade é a ausência de luz, enquanto o branco é a presença total de luz, a cor surge quando uma luz é refletida. Veremos isso melhor na prática quando falarmos sobre círculo cromático. Mas sim, você pode continuar chamando preto e branco de cores. 😅
Preto: poder, elegância, formalidade, morte, mal, mistério, modernidade e dominação. *Ausência total de luz.
Branco: clareza, transparência, pureza, leveza, inocência, limpeza, paz e minimalismo. *Presença total de luz.
Cinza: conservadorismo, neutralidade, intelectualidade, respeito e espiritualidade.
Vermelho: amor, paixão, sedução, urgência, perigo, cuidado, raiva, intensidade, força e velocidade.
Azul: serenidade, lealdade, confiança, profissionalismo, tristeza e sonolência.
Amarelo: brilhante, energia, calor, estimulante, otimismo, alerta e idealismo.
Verde: esperança, equilíbrio, saúde, frescor, abundância, dinheiro, ética, cura e veneno.
Roxo: vaidade, fantasia, realeza, sabedoria, magia, independência, ambição, sucesso e sexualidade.
Rosa: doçura, feminino, sensibilidade, delicadeza, gentileza e refinamento. *Única cor que não possuí sensações/simbolismos negativos.
Laranja: transformação, juventude, originalidade, entusiasmo, determinação, encorajamento e acessibilidade.
Marrom: aconchego, estabilidade, conforto, segurança, fertilidade, maturidade e solidariedade.
As tonalidades das cores também vão influenciar nas sensações que a sua marca pode causar. Um roxo intenso é totalmente diferente de um tom de roxo próximo ao lilás. Não é coincidência! Observe as marcas da imagem acima e me conta nos comentários abaixo quais são as sensações que as marcas transmitem para você. Para se aprofundar no assunto: indico o livro "A psicologia das cores por Eva Heller". Ok, você entendeu o que é psicologia das cores? Quer a parte 02 desse post para conseguir combinar as cores escolhidas? 👇
Vc sempre arrasa quando o assunto é psicologia das cores, amei 😍💓✨
ResponderExcluirAaaA obrigada! É um assunto que eu realmente amo falar
Excluirconteúdo incrível como sempre, já quero a parte 2
ResponderExcluirebaaa, obrigada Helo! ❤️
ExcluirRealmente!! Tudo é mesmo super intencional e faz total sentido! Adorei o post, você arrasaaaaaaaaaaaa!!!!
ResponderExcluirTudo é intencional mesmo 🚀 que boom que você gostou do post, te espero mais vezes por aqui!
ExcluirAdorei o post. Eu sempre pesquiso sobre o que as cores podem transmitir.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
Que boom!! Sempre pesquise mesmo, é melhor escolher com estratégia 🚀
ExcluirMuito interessante Karoline. Eu sempre fico impressionada com o tanto que existe por trás de uma marca, acho maravilhoso quem sabe trabalhar (bem) com esse aspecto do design.
ResponderExcluirCamila, realmente é muito interessante. Adoro falar sobre cores, tipografias e criações de marcas. É um assunto que eu gosto demaisssss
ExcluirOlá, Ka.
ResponderExcluirMuito boa a postagem. Realmente as cores fazem toda a diferença. Dá para perceber nesses logos que você colocou na postagem o quanto isso funciona.
Prefácio
Oi Sil, fazem muitaaaa diferença!! E quanto mais você se aprofunda no assunto, mais você percebe que nada é por acaso
ExcluirPerception of colors is really interesting subject.
ResponderExcluirYess!! Very important for the development of many projects and very useful for our daily life too! Example: if you know the meanings of colors, you will choose your clothes and accessories with a different eyes.
ExcluirQue conteúdo e percepção incríveis <3
ResponderExcluirComecei a me interessar por cores quando entrei pro MKT e sim, elas fazem toda a diferença. Que demais!
Que boom que gostou do post!! O marketing fez com que muitas pessoas se interessassem pelo assunto e isso é muitoooo bom.
ExcluirEu acho a psicologia das cores muito interessante. É incrível como uma cor te faz sentir fome, ou você se lembra automaticamente de uma pessoa em especial, só de olhar uma cor, ou a combinação delas, né? Já quero ver a parte 2 desse assunto =).
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
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Nossa, siiimmm!! É muito interessante a forma como nosso cérebro interpreta essas cores, né? Em breve eu trago a parte 2!
ExcluirPost muito bom!! Já estou ansiosa pela parte 2
ResponderExcluirEbaaa!! Que bom que gostou
ExcluirOie ! Adorei a leitura, criei a minha logo sem antes olhar o significado das cores, mas vendo pelo seu post acredito que acertei.
ResponderExcluirÉ uma confeitaria, nas cores, verde, rosa e marrom
www.blogresenhando.travel.blog
Oi Júlia, tudo bom? Que bom que gostou do post e fico feliz que tenha acertado na escolha das suas cores. Rosa ou verde, sempre estão presentes em marcas de confeitaria. Principalmente a cor marrom, que representa o chocolate. Uma boa escolha, viu?
ExcluirO bacana é que quando você faz uma analise do significado das cores para com as marcas acima, combina bem com a imagem que a marca quer passar ao seu cliente.
ResponderExcluirA pouco tempo eu dei uma lida na psicologia das cores, e passei até mesmo a fazer uma associação da minha personalidade com as cores que utilizo para as publicações e proposta do blog.
Amei muito sua postagem!
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Siim, realmente combina bem com as propostas das marcas. Psicologia das cores é um estudo muito interessante e importante! Fico felizz que você tenha gostado do post *-*
ExcluirEsse assunto é bem interessante! Eu comecei a trabalhar com marketing faz pouco tempo e aprendi algumas coisas sobre esse assunto. Ótimo post!! :)
ResponderExcluirhttps://www.heyimwiththeband.com.br/
Obrigada <3 que boom que gostou do post! O mkt digital proporcionou muito aprendizado para as pessoas e isso é incrível
ExcluirRealmente tudo tem um propósito e nós (consumidores) nem nos apercebemos :)
ResponderExcluirUm beijinho,
https://myheartaintabrain.blogspot.com/
Siiim Ana, exatamente isso! <3
ExcluirMaravilhoso esse post, tudo tem um propósito e um valor e tem que nos fazer lembrar
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com