A minha vida toda eu precisei lidar com uma autocrítica muito bizarra, uma autossabotagem cruel. E a procrastinação entra nessa história a partir do momento em que ocorre a idealização da perfeição. Querer tudo perfeito o tempo todo!
Adiei muitos projetos e objetivos por causa da autossabotagem. Adiei muito mesmo! Adiei por muito tempo meus vídeos no Youtube, por querer ter a melhor câmera, o microfone ideal, o cenário ideal. Em muitos momentos me questionei se o que eu tinha para compartilhar era interessante o suficiente a ponto de acompanhar.
Deixei de ajudar muitas pessoas: eu poderia estar ensinando tudo que eu sei sobre design, edição, Canva e outros softwares. Até mesmo na época do meu blog em 2013, com meus tutoriais de HTML&CSS para personalizar o próprio template! Naquela época eu consegui criar alguns tutoriais, mas não fui adiante por achar que não era boa o suficiente, que precisava saber mais para ensinar mais.
De 2020 pra cá, deixei de lançar cursos, mentorias, consultorias e muito mais por causa da sabotagem e autocrítica. As pessoas me pediam para ensinar elas! Elas me mandavam mensagem no direct falando o quanto gostavam do meu conteúdo (postado no insta) e o quanto queriam aprender comigo.
Assim que descobri a gravidez, decidi que iria compartilhar meus momentos desafiadores e animadores da gestação. Ia criar conteúdo sobre o assunto aqui no blog, no Youtube, no TikTok. E aí, criei? Acho que a resposta está aí.
Perdi muitas oportunidades. Perdi o timing muitas vezes. Perdi dinheiro. E tudo isso por causa do que? A troco de que? Tudo isso por querer alcançar uma perfeição que não existe! A verdade é essa, a perfeição não existe e eu já sofri muito com "e se".
Mas nunca é tarde para tentar e recomeçar. Nunca é tarde para reconhecer nossos erros, observar o que devemos melhorar. Eu sei que a autocrítica me prejudica e muito, por isso que diariamente eu luto contra isso para conseguir compartilhar com as pessoas a minha melhor versão. Eu quero ensinar o que eu sei para as pessoas! Eu quero entregar tutoriais de Canva gratuitamente no Youtube e alcançar novos voos. Quero compartilhar meu trabalho com as pessoas! Quero falar da maternidade para mais e mais pessoas. Só preciso dar o primeiro passo!
Se você leu até aqui, agradeço a sua atenção e conto com sua energia positiva. E conto também com sua paciência e compreensão, pois eu adoraria continuar por aqui no blog. No meu ritmo, sem cobranças e sem transformar isso aqui em um ambiente tóxico. E me conta nos comentários se você também sofre de autocrítica e autossabotagem.
Eu acho que como você falou, o bom é fazermos conteúdo sem cobranças, e uma parte disso é nos "auto sabotarmos" algumas vezes. Faz parte... as vezes estamos cansadas, com medo do diferente, sei lá... eu também já tive projetos parados muito tempo... o importante é termos consciência disso, assim podemos ir mudando aos pouquinhos.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Yes being self critical is rampant problem among women, in particular younger women. I am glad you are finding your way out of the dark.
ResponderExcluirAllie of
www.allienyc.com
Sofria mais com isso antigamente. Hoje sigo a frase "Melhor feito do que perfeito". As coisas que não faço é mais por falta de tempo e preguiça mesmo.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Eu tenho um quadro aqui que diz assim: "Se você está com medo? Vá com
ResponderExcluirmedo mesmo". k
A grande questão é... continuar andando mesmo que seja devagar.
Adorei conhecer seu blog.
janicce.
Oi
ResponderExcluireu também proscratino algumas coisas, principalmente por medo de como as pessoas vão reagir, por medo de não dar certo e preciso melhor isso, mas não se preocupe poste aqui no blog no seu tempo, quando tiver vontade.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Ah, amiga. Infelizmente nossa mente pode ser nossa pior inimiga em diversos momentos. Eu fico feliz que tenha feito essa autoavaliação e é bem assim, a gente nunca vai estar satisfeito com o que faz. Mas é melhor feito, do que perfeito. Faça o que pode e como pode, no seu tempo, que vai dar tudo certo, tá bom? E quero acompanhar suas novidades também. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Acho que todas nós mulheres sofremos demais com isso, é real, nenhuma passa ilesa. Entendo demais o seu desabafo
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com